Foto: Arquivo pessoal
No último domingo (21), duas equipes de Santa Maria participaram do Campeonato Gaúcho de Kung Fu, em Porto Alegre, no Ginásio Geraldo Santana. São elas: a Superação Sanda, do professor Arthur Eggres de Oliveira e a Escola de Boxe Chinês Shaolin, do professor Tiê di Giacomo.
A competição conta com diversas modalidades, sendo uma delas o sanda, também conhecido como boxe chinês, na qual dois atletas da mesma categoria de peso se enfrentam usando luvas e capacetes iguais aos do boxe tradicional amador.
No sanda, é permitido socos, chutes e projeções de queda, sendo uma modalidade de luta em pé. O boxe chinês é um estilo de Kung Fu.
Rafael Zeni do Monte Ribas, 23 anos, da Sanda Superação, sagrou-se campeão na categoria adulto intermediário 60kg.
A equipe Escola de Boxe Chinês Shaolin levou quatro lutadores, um deles o próprio professor Tiê di Giacomo, 27 anos. Ele foi hexacampeão gaúcho, competindo na categoria adulto avançado 75kg, e seus alunos, Gilson Dalcin Comin, 24 anos, foi vice-campeão categoria iniciante + 90kg, Weslley Assumpção, também 24 anos, ficou com o vice na categoria iniciante 80kg, e Walcker Martini, 35 anos, foi o vice-campeão na categoria iniciante 70kg.
Todos os atletas tiveram apenas uma luta cada, dentro de suas respectivas categorias. A próxima competição que as equipes irão participar é o Campeonato Brasileiro, que será em Bombinhas (SC), no começo de setembro.